Sobre São Carlos do Ivaí

O desbravamento da área onde se localiza o Município de São Carlos do Ivaí deu-se entre os anos de 1942 e 1944. Nessa época, o interventor Manoel Ribas, visando expandir a colonização do Estado, efetuou a doação de posses aos colonizadores: Reinaldo Garmater, Otto Holler, Duarte Gomes Pereira, Capitão Euzábio Barbosa de Menezes, Dr. Silas Pioli, Lázaro Figueiredo Vieira e Famí­lia Albano (Joaquim José Albano, Antonio Fermino Albano, Antonio Albano, e Francisco Nunes Nogueira).

Em 1945, os irmãos Albano davam iní­cio às derrubadas, queimadas e preparo do solo para as primeiras lavouras de café.

O colonizador Dr. Silas Pioli, engenheiro de vasta experiência, iniciou em 1949 o que seria a formação de uma nova Cidade.

Fundado em 5 de agosto de 1949, o município de São Carlos do Ivaí está localizado na região sudoeste paranaense e possui 6.797 habitantes, de acordo com estimativas do IBGE/2016. A cidade fica a uma distância de 490 quilômetros de Curitiba, Capital do Estado do Paraná.

A cidade de São Carlos do Ivaí possui extensão territorial de 225,077 km² e está localizada a uma altitude de 380 metros, possuindo um clima subtropical. A população é formada, em sua maioria, por jovens com idade de 15 a 19 anos.

Em São Carlos do Ivaí podem ser encontradas indústrias de redes esportivas; peças para o vestuário; móveis, carrocerias, cerâmicas, olarias, transportadoras, entre outras.  Além de contar com a RAUDI, que produz o Bicarbonato a partir do gás carbônico, e com a Coopcana (Cooperativa Regional de Produtores de Cana), que emprega boa parte da população do município.

O município conta com: cinco estabelecimentos de ensino; um posto avançado de atendimento (PAA); um posto de atendimento bancário eletrônico (PAE); dois postos de atendimento cooperativo (PAC); seis tipos de estabelecimentos de saúde; uma biblioteca; entre outros.

Os produtos agrícolas cultivados em maior quantidade na cidade são: a cana de açúcar, o milho, a soja e a laranja. Além de produzir: banana, mandioca, e uva.